A fossa séptica consiste em um sistema de tratamento de esgoto que recebe os resíduos das residências, empresas e/ou comércios. É um local construído justamente para essa finalidade e ela tem a função de transformar os compostos em substancia mais simples para facilitar o processo de limpeza de fossa. Porém, sempre fica alocada nas paredes das fossas uma certa quantidade de resíduos, dessa maneira tornando necessária a limpeza de fossa, limpeza essa que deve ser realizada com o máximo cuidado para eliminar os resíduos que estão atrapalhando o funcionamento correto da fossa.
- Como é realizada a limpeza da fossa?
É importante que a fossa séptica esteja regularmente higienizada e para isso a limpeza de fossa é realizada por caminhões que contam com bombas de auto vácuo para a sucção de fossa.
É recomendado que não seja retirado o resíduo por completo, uma vez que isso dificulta o reinicio do processo de trabalho da fossa, em razão disso, aconselha-se deixar aproximadamente 10% da quantidade de resíduos.
- Pra onde são destinados os resíduos?
Segundo a informação citada acima, a sucção de fossa é feita com caminhões equipados com tanques de 7 a 15 metros, onde os resíduos esgotados são transportados para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da CORSAN.
De acordo com a lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, a responsabilidade do transporte do resíduo é inteiramente das pessoas físicas ou jurídicas que contrataram o serviço de limpa fossa, conforme relata o artigo 27 da lei abaixo:
- Art. 27. As pessoas físicas ou jurídicas referidas no art. 20 são responsáveis pela implementação e operacionalização integral do plano de gerenciamento de resíduos sólidos aprovado pelo órgão competente na forma do art. 24.
- Quais as licenças para trabalhar com este tipo de resíduo?
Conforme é previsto no Artigo 2º da lei Nº 12.305, de 2 de Agosto de 2010, deve-se aplicar aos resíduos sólidos as normas estabelecidas pelos órgãos do Sisnama, do SNVS, do Suasa e do Sinmetro, conforme abaixo:
- Art. 2o Aplicam-se aos resíduos sólidos, além do disposto nesta Lei, nas Leis nos 11.445, de 5 de janeiro de 2007, 9.974, de 6 de junho de 2000, e 9.966, de 28 de abril de 2000, as normas estabelecidas pelos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).
Além da recomendação acima, a empresa deve ser licenciada pela CORSAN (Companhia Rio-grandense de Saneamento) e FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler) para poder realizar o serviço.
- Limpeza de fossa em Porto Alegre
Tratando-se de serviço de limpeza de fossa em Porto Alegre, não podemos deixar de falar da Sanefix. Ela é uma empresa com mais de 20 anos de mercado com profissionais altamente qualificados e treinados, além de contar com os equipamentos mais modernos do mercado, especialmente para atender as expectativas e necessidades dos clientes.
A Sanefix irá lhe dar suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana a fim de sanar todas as suas dúvidas e atende-lo da melhor forma possível.